terça-feira, 21 de março de 2023

Hoje o Japão celebra o shunbun, o Equinócio de Primavera

Nessa ocasião consta que o dia e a noite têm a mesma duração

shunbun (春分)
Nesta terça-feira (21) ocorre o shunbun (春分), ou o Equinócio da Primavera, que é um feriado nacional. O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início oficial da estação, publicou o Nippon. 

Como nesse dia o sol incide com maior intensidade na faixa equatorial da Terra, o dia e a noite terão a mesma duração (12 horas cada).

Nesse período ocorrem algumas coisas importantes no cotidiano do Japão. 

O Higan é um feriado budista no qual as pessoas homenageiam seus ancestrais nos períodos dos equinócios de primavera e de outono. 

Na crença budista, Buda e os bodhisattvas residem na Terra Pura Ocidental, que é o mundo da iluminação ou “margem distante” (uma tradução literal do higan japonês). E no Japão acredita-se que essa Terra Pura está mais próxima nos equinócios, quando o sol se põe no oeste. Os serviços memoriais de Higan para os mortos datam do período Heian (794–1185) e são realizados apenas no Japão.

Santuários xintoístas também realizam cerimônias nesse período para o início do ano agrícola, e dizem que o final do Higan traz uma primavera mais quente ou temperaturas mais frias no outono.

Muitos homenageiam seus ancestrais oferecendo bolo de arroz Botamochi, cobertos com pasta doce de feijão azuki, nos túmulos e no butsudan (altar budista doméstico). No outono, o mesmo bolo de arroz é chamado de ohagi, em homenagem ao hagi, ou trevo do arbusto que floresce no outono.

Nessa época também há a floração das cerejeiras, com as pessoas praticando o “hanami”, que é a observação das flores, costume que começou no período Nara (710–94), inicialmente com flores de ameixeira. O hanami com sakuras iniciou no período Heian. 

O ano fiscal observado pelo governo, por empresas e escolas vai de 1º de abril deste ano até 31 de março do ano seguinte, sistema iniciado na era Meiji (1868–1912).

Nesta época do ano, os pardais constroem seus ninhos sob os beirais e telhados das casas. E os japoneses sentem uma afinidade com essas aves há muito tempo. Eles aparecem em contos populares como "The Sparrow's Lodge" e "The Tongue-Cut Sparrow" e na canção infantil "The Sparrows' School".

Além da sakura, outra espécie que floresce entre março e abril é a Kobushi, magnólia nativa do Japão. O aparecimento das primeiras flores indica o momento em que os agricultores devem arar seus campos e se preparar para o plantio do arroz. 

Mokuren é o nome japonês do lírio-magnólia (Magnolia liliiflora), cujas flores brancas ou roxas ligeiramente maiores também desabrocham no início da primavera.

Na Primavera, ainda, um dos doces consumidos pelos japoneses é o Sakuramochi, cujos primeiros exemplares foram vendidos em uma casa de chá perto do templo Mukojima, em Tóquio, na era Edo. 
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário