O relaxamento das regras será aplicado a viajantes que receberam doses da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca
O Ministério da Saúde informou que viajantes totalmente vacinados que chegarem ao Japão não precisarão ficar 14 dias em quarentena, mas 10 dias. Além disso, terão a permissão para que se isolem imediatamente em uma residência. A expectativa é de que a medida entre em vigor a partir de outubro, publicou a Bloomberg.Os viajantes terão que apresentar comprovante de que estão totalmente vacinados contra a Covid-19, embora ainda não esteja claro que documento constituirá evidência aceitável, embora o Japão e outras nações tenham emitido os chamados “passaportes de vacinação” para viagens ao exterior.
O relaxamento das regras de quarentena só serão aplicadas a viajantes que tenham recebido vacina de um dos três laboratórios aprovados pelo governo do Japão: Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca.
Mesmo com o relaxamento da medida, as pessoas totalmente inoculadas precisarão se submeter a teste para detectar Covid-19 no décimo dia de quarentena.
Atualmente, aqueles que chegam ao Japão de países e regiões onde as cepas de COVID-19 estão se espalhando devem seguir uma regra de quarentena de 14 dias, que exige uma estadia em uma instalação designada pelo governo por pelo menos três dias.
No protocolo de hoje, as pessoas vindas de mais de 40 países e territórios considerados de alto risco, devido à disseminação da variante Delta, são obrigadas a se isolar em instalações designadas pelo governo nos primeiros três dias após a chegada. Os que tiverem teste negativo após o período podem voltar para casa ou passar para uma instalação de sua escolha pelo restante da quarentena de duas semanas.
Quem chegar de regiões que não constam da lista de locais de risco podem ir direto para casa ou para um alojamento de sua escolha.
O Japão vem emitindo desde 26 de julho o passaporte de vacinação para quem já recebeu as duas doses, no caso de quem planeje viajar para o exterior.
O plano de relaxamento das medidas de quarentena foram feitos em reunião do comitê do Partido Liberal Democrata relacionado à pandemia.
Mas algumas restrições talvez permaneçam, como é o caso do impedimento do uso de transporte público durante a quarentena. Assim, as únicas maneiras de sair do local da quarentena são serviço de táxi, vagão de trem exclusivo ou aluguel de automóvel.
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário