Um dos treinadores foi diagnosticado com Covid, mas isso não impediu a realização do evento
Esportes aquáticos e vôlei se tornaram no sábado (1) os primeiros eventos-teste da Olimpíada de Tóquio a incluir atletas internacionais desde que as competições foram retomadas no mês passado.A Copa do Mundo de Mergulho, que também serve de qualificação para os Jogos deste verão, reúne em Tóquio mais de 200 atletas de 50 países, incluindo Brasil e China.
Um dos treinadores de um país que não foi divulgado testou positivo para o coronavírus quando chegou ao Japão, mas isso não impediu a realização do evento.
“Não temos permissão para sair de nossos quartos, onde você tem que ficar... sem interação humana”, disse a mergulhadora americana Sarah Bacon. “Mas temos feito isso funcionar.”
Com cerca de 15.000 atletas olímpicos e paralímpicos previstos para competir, os organizadores estão lutando para descobrir como realizar os Jogos com segurança em meio à pandemia de Covid-19.
As autoridades japonesas estão determinadas a proteger não apenas os participantes dos Jogos, mas também a população local, cuja maioria se opõe à realização das Olimpíadas por causa do vírus.
O Japão está lutando contra uma quarta onda de infecções, e o governo declarou estado de emergência em Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto há uma semana.
Durante um aquecimento antes do evento preliminar masculino no sábado, o locutor repreendeu os mergulhadores por se reunirem muito perto, violando assim os regulamentos de distanciamento social, em torno do trampolim de 3 metros.
Os mergulhadores expressaram gratidão pela chance de competir, mas também frustração porque eles não estão tendo a chance de conhecer a cidade ou tomar um ar fresco.
Testes diários
Os participantes são submetidos ao teste de Covid-19 todas as manhãs e precisam manter as informações de saúde nos aplicativos do smartphone. Além disso, eles são mantidos em uma “bolha”, restringindo os movimentos entre o hotel e o local do evento.
“Teria sido bom se eles pudessem ter alugado um ônibus para a equipe fazer alguns passeios pela cidade”, disse Patrick Hausding, vencedor das medalhas de prata e bronze pela Alemanha em duas Olimpíadas anteriores.
“Estar em Tóquio e não poder ver nada é uma verdadeira vergonha.”
O evento de mergulho, originalmente agendado para abril, corria o risco de ser cancelado devido a relatos de que a Federação Internacional de Natação (FINA) estava insatisfeita com as medidas contra a Covid-19.
Os organizadores da FINA e de Tóquio concordaram em reagendar para 1 a 6 de maio, mas o corpo de natação global cancelou uma qualificação artística de natação que estava programada para ser realizada em Tóquio e transferiu uma maratona qualificatória de Fukuoka, no sul do Japão, para Portugal.
A Austrália desistiu da competição de mergulho devido a preocupações com o aumento de casos de coronavírus no Japão.
O evento de vôlei no sábado, na Ariake Arena, envolveu amistosos entre as seleções masculina e feminina do Japão e da China.
Guo Cheng, capitão da equipe masculina chinesa, disse que gostou da chance de competir e que os organizadores fizeram um bom trabalho.
“Depois que chegamos ao Japão, nossa comida e acomodação foram bem cuidadas e eu realmente me senti seguro jogando a partida”, disse ele aos repórteres depois que seu time perdeu para o Japão por 3 x 2.
As Olimpíadas de Tóquio, adiadas em um ano por causa da pandemia, estão programadas para começar em 23 de julho.
Fonte: Alternativa com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário