quinta-feira, 9 de julho de 2020

Japão permitirá a realização de eventos para até 5 mil pessoas a partir de sexta-feira

Decisão foi tomada com o argumento de que as medidas preventivas contra o coronavírus serão tomadas
Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta ao coronavírus

O governo japonês instruiu as 47 províncias do país a tomar as medidas necessárias, ao aprovar uma redução adicional das restrições aos eventos a partir de sexta-feira (10), conforme planejado, informou a emissora pública NHK.

Com a flexibilização, o número de pessoas autorizadas a se reunir em locais fechados para eventos esportivos ou concertos de música aumentará para um máximo de 5.000 por vez, dos atuais 1.000. Os locais devem ter 50% da capacidade.

Apesar do aumento de infecções por Covid-19 em Tóquio e nas províncias vizinhas, o governo disse que mantém os recursos médicos disponíveis, e afirmou que um novo estado de emergência não precisa ser declarado.

As instruções as províncias pedem que aqueles que apresentem sintomas, como febre, deixem de sair de suas casas e muito menos viajem para outras províncias.

Segundo a NHK, os frequentadores de eventos também devem ser desencorajados a visitar instalações onde não adotem medidas antivírus completas.

Além disso, os participantes deverão instalar, com antecedência, o aplicativo de rastreamento de contatos do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, o Cocoa (disponível para as plataformas iOS e Android).

Os organizadores e os gerentes das instalações deverão verificar a temperatura de todos e pedir que aqueles com febre ou outros sintomas deixem de participar do evento. Eles também são solicitados a oferecer reembolsos às pessoas cuja entrada é negada.

Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta ao coronavírus, planeja realizar uma reunião on-line com o chefe da Associação Nacional de Governadores nessa quinta-feira para buscar cooperação de todas as províncias.

Desde que o Japão suspendeu em todo o país o estado de emergência devido ao coronavírus no final de maio, o governo tem procurado reequilibrar a economia e a prevenção de infecções. As atividades econômicas e sociais foram gradualmente retomadas.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário