segunda-feira, 6 de abril de 2020

Abe prepara ajustes finais e pode declarar emergência na terça-feira (7)

Número crescente de infectados e temores sobre colapso de saúde motivam a decisão
Primeiro-ministro Shinzo Abe

O governo do Japão entrou nos ajustes finais para declarar estado de emergência no país, devido a disseminação do novo coronavírus.

Segundo uma reportagem da emissora NHK, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que pretende montar um Comitê de Consulta, que é uma premissa para um possível estado de emergência.

Apesar de ter dito nas últimas semanas que o Japão não enfrentava uma situação para declarar emergência, o crescente número de infectados e os temores de colapso no sistema de saúde agravaram o cenário atual.

O Japão vem sofrendo com o número alto de pacientes principalmente nas grandes capitais, como Tóquio, que já conta mais de 1 mil infectados. Em todo o Japão, já são mais de 3.850 casos confirmados, sem contar os doentes do navio Diamond Princess.

Nesta segunda-feira (6), Abe terá uma reunião com o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura e Shigeru Omi, presidente da Organização de Cuidados de Saúde e diretor do Comitê de Consulta. Os próximos passos serão discutidos e o Comitê deve ser montado com um time de especialistas em doenças infecciosas.

Se o estado de emergência for declarado, os governadores das províncias enquadradas na emergência podem solicitar as populações locais para evitar saídas e colaborar com as medidas de contenção ao vírus.

Outras medidas podem ser tomadas, como o fechamento prolongado de escolas e limitações do uso de locais fechados com aglomerações, como lojas de departamento e cinemas.

Se for necessário, o governo também pode utilizar temporariamente e sem autorização terrenos privados para a instalação de hospitais de campanha. As transportadoras também podem ser instruídas pelos órgãos públicos a carregar medicamentos e itens essenciais para o tratamento dos infectados.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário