O Museu Namahage reúne a história desta tradição e oferece a oportunidade de ver como tudo acontece
Em cada região do Japão existem diversos rituais folclóricos milenares. A Alternativa foi conhecer de perto um deles, na cidade de Oga, na província de Akita. O Namahage é um evento cultural de final de ano e, até hoje, é realizado em algumas cidades daquela região.
Jovens solteiros usam uma máscara demoníaca e se vestem com roupas feitas de palha de arroz. Eles passam de casa em casa em busca de crianças e esposas que não se comportaram durante o ano ou foram muito preguiçosas.
Por ser um costume antigo, pode soar um pouco machista. Mas a tradição reflete a sociedade naquela época, em que as recém-casadas iam morar com os pais do marido e precisavam mostrar respeito e obediência.
Nos dias atuais, os “demônios” já não focam as mulheres, mas os pequenos, que ainda gritam e se assustam com a presença das figuras misteriosas e assustadoras.
O chefe da casa, geralmente, protege os membros da família e oferece saquê e comida para acalmar os “demônios”.
Há diversas teorias sobre o significado do ritual, mas um ponto em comum é que estes seres divinos trazem boa sorte para o novo ano que está começando.
Quem estiver interessado em conhecer esta tradição, considerada “Importante Propriedade Cultural e Folclórica Nacional”, deve ir ao Museu Namahage, que fica aberto o ano todo.
Além de conhecer a história, o visitante tem a oportunidade de ver de perto a criação das máscaras – e inclusive comprá-las –, assistir a um vídeo de divulgação da tradição e observar de perto as diferentes vestimentas de cada região que ainda mantém vivo o ritual.
Como não poderia faltar, há uma loja de produtos dentro do museu.
O bacana do lugar é que não é um simples museu. Ao lado, chamado de Museu do Folclore de Oga Shinzan, é possível assistir a um típico ritual da visita dos demônios a uma casa de família.
No local, há ainda três templos muito interessantes. O Shinzan é o mais famoso e é associado ao ritual do Namahage. Há ainda o templo dos 10 mil Budas de Shinzan, que como o próprio nome diz, abriga uma coleção de mais de dez mil estátuas de madeira. Já o templo Akagami foi construído no século 17 e apenas a sua arquitetura já vale a visita.
Museu Namahage
Horário: das 8h30 às 17h (aberto os 365 dias do ano)
Entrada: ¥540 (adultos), ¥270 (crianças)
Há combos de ingressos para quem visitar também o Museu do Folclore de Oga Shinzan, onde há apresentações do ritual Namahage. O preço varia conforme a época do ano
Endereço: Akita-ken Oga-shi Kitaura Shinzan Aza-Mizukuisawa
Site: www.namahage.co.jp/namahagekan/english/
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário